domingo, 26 de agosto de 2007
Musculação sem mistérios
O maior, talvez até melhor dizendo o único mérito do livro “body for life”, está no fato do seu autor não criar mistérios para quem quer iniciar-se na prática de exercícios de musculação.
Qualquer pessoa que queira fazer tais exercícios pode começar sem qualquer preparação (resistência muscular localizada) e até sem exame médico mesmo, é só se ter um mínimo de bom senso.
Os exercícios realizados com pesos por mais incrível que possa parecer, são os mais leves que uma pessoa pode fazer.Levantar pesos é mais leve do que fazer hidroginástica, mesmo que a maioria dos meus colegas médicos e professores de educação física ainda desatualizados digam o contrário.Se você consegue mexer seu dedão do pé estando imobilizado no leito, você já pode começar a fazer exercícios de musculação.Nos exercícios com pesos você pode calcular a dose a certa de esforço para cada pessoa, levando em consideração suas condições físicas. Não existe nem uma outra atividade física em que você possa fazer isto, de maneira mais segura.Na musculação você pode escolher a quantidade de peso (desde 1grama até o infinito), o número de repetições (uma ou inúmeras), você pode escolher a amplitude do movimento (toda extensão ou quanto quiser), você pode prolongar por quanto tempo quiser o período de descanso entre as series. E mais ainda o aluno está se exercitando sozinho, não está acompanhando nem um guia, não tem outras pessoas fazendo a mesma coisa, não precisa se esforçar alem dos seus limites para não dar o braço a torcer, parando antes dos outros. Não é um esforço contínuo, é intercalado com períodos de descanso.
Academia de musculação sempre foi seara de autodidatas, gente que contra a vontade dos médicos e dos professores de Educação Física teimava em praticar o chamado halterofilismo. De uns 15 ou 20 anos para cá os professores de E. Física descobriram este filão, criaram uma cadeira em suas faculdades, e passaram a dourar a pílula para valorizar mais e mais suas participações nesta área. Não sou contra tal participação, ao contrário sou a favor desde que não se crie tanto mistério em torno de uma coisa tão natural e fisiológica como os exercícios com cargas.
Dr. Luiz Mezêncio de Oliveira -luiz.oliveira@vmetais.com.br
Site Médico(www.sitemedico.com.br)
Prepare-se quando for correr
Os benefícios da corrida são ao mesmo tempo físicos e mentais. O seu sistema cardiovascular melhora do mesmo modo que seu estado de espírito. " O ser humano precisa apoiar-se em um siatema triangular: um lado fisíco, outro emocional e o terceiro é o social. Se qualquer um deles fraqueja, toda a estrutura desmorona" afirma o Doutor em Educação Física, José R. Garcia.Porém, para quem está a muito tempo sem praticar exercício, é preciso um treinamento adequado para dar início a esta atividade.
E ele começa estabelecendo uma rotina, que deve ser elaborada de acordo com a disponibilidade de horários de cada um.Vale lembrar que, se correr num dia de manhã, no seguinte ao meio dia e no outro de noite, não estará criando uma rotina.Para quem já encontra aí um desafio, deve estar ciente da melhoria que uma rotina de exercícios pode trazer a sua qualidade de vida. Portanto não perca tempo e disponibilize, nem que seja 30min, três vezes por semana do seu tempo para pensar única e exclusivamente em você.
Os especialistas recomendam correr em dias alternados, já que o descanso é tão importante para o corpo quanto o próprio exercício.O segundo passo é estabelecer um objetivo. Exemplo: quero correr 5Km em 1 hora. A especificidade do treinamento é indispensável para facilitar o desenvolvimento progressivo do atleta.A base sobre a qual vai edificar sua nova forma física se encontra em uma boa caminhada a passo ligeiro e ao ar livre. Alcance sua freqüência ideal e siga assim durante toda a primeira semana de treino. Alcance gradativamente o tempo objetivado.Se conseguiu cumprir seu guia, chegou o momento de começar a correr.
Para tanto, é de suma importância começar um treinamento constante e planificado de acordo com suas condições e seguir algumas regras de ouro do treinamento de atletismo:
1 — É importante praticar corridas em ritmo lento sobre distâncias progressivamente maiores.
2- Subidas de ladeiras entre 200 a 400 metros serão bem-vindas e ajudam a dar força as pernas.
3 — Obedeça seu coração, não seu relógio. Confie nos avisos de seu corpo.
4 — Os treinos de velocidade são importantes. A mudança de ritmo mostrará que você pode correr mais rápido. Faça um treino semanal de velocidade.
5 - É aconselhável alternar, pelo menos uma vez por semana, sua atividade principal com outra como ciclismo. Você se sentirá mais confortável.
6 — Expanda seus objetivos. Que tal uma maratona?
7- Quanto mais você corre, mais relaxado precisa estar.
8- Não esqueça do aquecimento. Qualquer corredor experiente sabe como é importante o aquecimento, a postura e o alongamento dos músculos.
Siga estes conselhos. Dê uma olhada nos arredores, escolha um itinerário e siga em frente.
Na praia ou na sua agência, cuide-se no verão
Na praia, de bermuda e chinelão, o verão é lindo e só traz alegrias.
Mas, de paletó e gravata, dentro de uma agência, o verão é um sufoco.
Nas duas situações, no entanto, os cuidados com a saúde têm de ser os mesmos para evitar que as altas temperaturas terminem acarretando problemas como desidratações, quedas bruscas de pressão, indisposições alimentares e infecções respiratórias.Ingerir dois litros de água por dia, em média, ainda é o mais indicado. A cerveja, preferida pelos brasileiros, tem o consumo aumentado nesta época do ano. Porém os médicos alertam: "O álcool interfere no hormônio anti-diurético, fazendo com que se perca, pela urina, até duas vezes o que a pessoa bebeu", explica Antonio Carlos Lopes, titular de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Segundo os médicos, um bom termômetro é olhar a cor da urina: se ela estiver escura, a pessoa pode estar em processo de desidratação. Outro efeito das altas temperaturas é a dilatação dos vasos sanguíneos. Para melhorar a transferência de calor em dias quentes, o sangue vai mais para a "periferia" do corpo, ajudando no resfriamento, o que pode resultar em queda da pressão.Pessoas com problemas de hipertensão devem ficar atentas, pois têm maior risco de passar mal com uma queda brusca de pressão. Às vezes é preciso fazer uma adaptação na prescrição do medicamento com o médico.
O cuidado com a pele também é fundamental, o filtro-solar não deve ser esquecido nem na sombra.
Para quem vai passar o verão na cidade, nem o ar-condicionado serve de alívio. Embora seja capaz de manter um ambiente na chamada temperatura de conforto — entre 23 e 26 graus centígrados —, a falta de manutenção do equipamento e as oscilações bruscas de temperatura transformam o aparelho em um perigo para saúde.
O aparelho retira o ar do ambiente, recolhe pêlos de animais, fios de carpetes, ácaros, e os lança de volta. É responsável ainda por mudanças bruscas na temperatura que modificam a circulação sanguínea, alteram as células do sistema de defesa e, por isso, deixam o organismo mais suscetível a infecções e as gripes incuravéis, afirma o professor Luiz Eugênio Mello, da Unifesp.
Vigie os filtros do aparelho de ar-condicionado eles devem ser trocados a cada três meses.
Porém, o sol não é só vilão. Disposição física e entusiasmo ganham outro brilho no verão. Todos sentem-se mais bonitos e alegres num dia ensolarado. O céu azul inspira o humor e convida a fazer exercícios ao ar livre. Então, este é o momento para ficar de olho na sua saúde e investir no bom-humor.
www.agecefrj.com.br
Site Médico
O sedentarismo é a causa mais importante do excesso de peso

Site Médico
Alongamento evita dor nas costas

Site Médico
Musculação faz bem à saúde

Site Médico(http://www.sitemedico.com.br/)
20 dicas para emagrecer com alimentação e exercícios
Regras básicas:
1. Nunca esqueça que o carboidrato deve fazer parte de pelo menos 60% da maioria das refeições do dia, (desjejum e almoço) pois é fonte de energia e ativador metabólico;
2. Mantenha também a ingestão de alimentos fontes de proteína em todas as refeições: desjejum: leite, ou derivados, peito de peru ou ovos; almoço e jantar: carnes em geral, ovos, ou outros. A proteína fornece os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos;
3. As frutas, verduras e legumes também devem estar presentes na maioria das refeições, para a oferta de vitaminas e minerais, perdidos com facilidade durante o exercício;
4. A boa hidratação e a adequada reposição com alimentos (sempre na primeira hora após o exercício) farão com que o músculo se recupere mais rapidamente, ganhe disposição e acelere o metabolismo, para inclusive, queimar gordura no repouso;
5. Nunca se exercite em jejum, nem deixe um intervalo maior que 4 horas da última refeição até a hora do exercício, tome inclusive água de côco ou gatorade antes, durante e após o exercício;
6. O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo aumente pelo menos 20%, com isso você pode perder gordura até mesmo sem restrição calórica;
7. Aumente o consumo de fibras, alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço, e os vegetais em geral;
8. Evite o uso de laxantes e diuréticos pois eles promovem uma perda excessiva de líquidos, podendo assim, causar desidratação. Esta não é uma forma saudável de emagrecimento. A curto prazo, o uso destes produtos podem até causar uma sensação de perda, porém, esta perda não está relacionada àquela gordura excedente, e sim, a perda de líquidos. O correto é ingerir uma refeição equilibrada que proporcione bom funcionamento de todos os órgãos;
9. Alimentos diuréticos podem ajudá-lo a não reter líquido durante o processo de perda de peso, como erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá;
10. Evite o consumo excessivo de carboidratos à noite, ou seja : massas , pães, frutas e doces. Durante a noite estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura, fato indesejável para as pessoas que querem perder ou manter o peso. É importante que o jantar sempre seja uma refeição menos farta que o almoço;
11. Para desfrutar dos prazeres de refeições em restaurantes, escolha sempre uma única opção (entradas, ou pratos elaborados com molhos, cremes e recheios ou bebidas alcoólicas ou sobremesas). Desta forma você não estará abandonando totalmente a dieta e com certeza não vai recuperar os quilos eliminados;
12. Mastigue bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, o que implica em maior tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes o excesso.
13. Beba no mínimo 2 litros de água por dia; pois ela hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelos rins e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. Além disso, "engana" o estômago dando a sensação de saciedade;
14. Prefira os queijos brancos. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. A quantidade de gordura pode ser percebida pela cor do queijo. Quanto mais amarelo, maior é seu teor de gorduras;
15. Evite muito líquido durante as refeições. Seu excesso dilui o suco gástrico e distende as paredes do estômago sobrecarregando todo intestino e prejudicando a assimilação dos nutrientes;
16. Evite bebidas alcóolicas durante as refeições. O corpo ficará encarregado de queimar primeiro o álcool, pois este é tóxico ao organismo, enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura;
17. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;
18. Evite o consumo de molhos à base de creme de leite ou maionese. Substitua-os por iogurte light;
19. Evite o consumo de gordura animal. Retire a pele ou gordura aparente das carnes e diminua o consumo de manteiga e ovos;
20. Dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados. Cada vez que você frita uma carne (boi, frango ou peixe) ela ganha cerca de 35 calorias extras.
Fonte: Saúde & Performance
Site Médico(www.sitemedico.com.br)
Atividade física: hidratação é fundamental!

Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício físico, a hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro.
A diminuição de água promove perda de peso e a capacidade de hidrólise de lipídeos também é reduzida, o que acarreta diminuição da capacidade máxima de desempenho. É importante ressaltar que a desidratação antecede a sede, provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade.
Dessa forma, ao sentir sede o esportista já está desidratado e, desta forma, pode apresentar efeitos deletérios à performance e saúde.O efeito mais sério da prática de exercícios em ambientes quentes é a hipovolemia progressiva (um volume sangüíneo abaixo do normal), acompanhado de uma desidratação.
Na verdade, o volume sangüíneo é mantido razoavelmente bem durante a desidratação porque a hipertonicidade que se instala, quando a água deixa o compartimento vascular, promove a saída de água do compartimento intersticial e intracelular para o sistema intravascular.
A perda de peso é um importante indicador de desidratação:
• Perda hídrica de 2% do peso corporal: manifestação da sede.
• Perda de 4% do peso corporal: ocorre diminuição da capacidade de hidrólise e diminuição do desempenho.
• Perda de 7% do peso corporal: há comprometimento plasmático, 9% do peso corporal: há risco de colapso e10% do peso corporal: risco de morte
• Quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.
Bebidas esportivasEstudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Dessa forma, o objetivo maior da inclusão de eletrólitos nas bebidas esportivas é a reposição do que foi perdido no suor. Quanto aos carboidratos, estes além de melhorarem a palatabilidade, têm um efeito mínimo no esvaziamento gástrico e estimula a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado.
É importante ressaltar que a concentração ideal de carboidratos para atingir esses benefícios é de 60 a 70 g/L. Um bom exemplo de uma bebida esportiva adequada quanto aos eletrólitos e aos carboidratos é o soro caseiro, com custo infinitamente menor do que as bebidas esportivas industrializadas. Porém, sua palatabilidade pode ser desagradável para algumas pessoas.
De acordo com o "American College of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
• 2 h antes do exercício: ingestão de 500 mL de líquidos
• A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 mL de líquidos por hora de exercício
• O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga;
• Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4 - 8%
• Concentração de sal: 1 terço de colher de sopa de sal por litro de água;
• Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício
Elaborada pela Equipe RGNutri
Site Médico(www.sitemedico.com.br)
Os 10 mandamentos do corpo sarado
1º - Acredite. Você também pode ter um corpo legal. Basta começar. Tecnicamente falando, com uma boa alimentação e praticando atividade física regularmente, qualquer pessoa, homem ou mulher, pode chegar até onde a sua genética lhe permite. É só querer.
2º - Vença seus próprios limites. Imponha barreiras a seu esporte e quebre-as com freqüência. Faça testes de Força Máxima, conheça suas limitações, saiba até aonde consegue ir e vá lá.
3º - Nem tudo que reluz é músculo. Não confunda gordura com força. Às vezes, estamos grandes ou gordos e não necessariamente fortes. Saiba identificar essas diferenças e trabalhe isso a seu favor, melhorando o seu condicionamento.
4º - Coma fibra! Os caminhos para um abdômen definido não precisam ser necessariamente tortuosos. Você pode começar corrigindo pequenos detalhes na alimentação e já verá quanta diferença! As fibras regulam o trato intestinal, diminuindo o inchaço causado pelo acúmulo de gases na barriga. Lembrando sempre que deve ser adotada uma alimentação saudável, cortando gorduras e diminuindo o excesso de álcool (péssimos vilões para quem quer manter a barriguinha no lugar).
5º - Pratique atividades físicas sempre. Após adquirir esse hábito, não o abandone mais. Você tem uma série de músculos capazes de coisas incríveis! Vai desperdiçá-los atravessando as tardes no sofá em frente à TV ou dormindo até tarde? Mexa-se! Faça exercícios, pelo menos, três vezes por semana.
6º - Pratique um esporte que você GOSTE, que lhe dê prazer, motivação. Essa é a regra de ouro para fazer com que o sujeito continue a praticar atividades físicas ao longo do ano: satisfação. O momento do exercício é para ser um prazer, um instante pessoal (ou com os amigos) de satisfação, não uma punição. Se tiver que ser encarado dessa forma, não dura 2 meses. Procure analisar se o ambiente no qual você se exercita (em casa, na academia, no parque) lhe oferece todas essas condições. Afinal de contas, um dos maiores trunfos do esporte é o de estarmos sempre tentando vencer a nós mesmos, e como fazer isso num ambiente no qual não nos sentimos motivados?
7º - Realize treinamento aeróbico e anaeróbico. Faça treinos de força e também de resistência muscular. Levante peso e corra. Corra rápido e nade devagar. Nade rápido e pedale devagar. Pedale rápido e caminhe. Mixe seu treinamento em qual for seu esporte, deixe seus músculos, coração e mente preparados para qualquer situação.
8º - Evite os excessos no treinamento e no dia-a-dia, vá até onde seu corpo e cabeça permitirem, ultrapasse suas capacidades com calma e paciência, às vezes é necessário um preparo mental para a fase que estiver passando, aí é que entra sua determinação.
9º - Relaxe quando necessário, não tenha pressa, não faça tudo no mesmo dia, seu corpo precisa descansar de vez em quando. Mas quando estiver se sentindo preguiçoso, MEXA-SE!
10º - Concentre-se antes, durante e após seu treino. Mantenha seu foco, se imagine com a aparência que quer alcançar, com a saúde que deseja ter, com os objetivos que quer conquistar.
Hugo Leffa Educador Físico (CREF 007442-G/RS)
Site Médico
Atividade física: uma questão de saúde e bem estar

Site Médico
sábado, 25 de agosto de 2007
Quais os benefícios do seu esporte?
Quais os benefícios do seu esporte?
(Fonte:www.sitemedico.com.br)
O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso corporal, a intensidade e tempo de exercício, o nível de condicionamento e o metabolismo individual. Aqui estão exemplos de alguns exercícios populares. Os valores citados para o número de calorias queimadas por hora são, aproximadamente, referentes a um indivíduo saudável do sexo masculino com aproximadamente 75 kg.
ALONGAMENTO - Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável apesar de parecer "tão lento" e "monótono" até quando você o realiza durante uma hora. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo. Sua prática diária previne lesões como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor. A ioga é uma das práticas mais relaxantes. Procure um bom grupo e pratique ás noites. Em uma hora, são consumidas cerca de 280 calorias.
CAMINHADA - A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar em ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo que pode ser pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição. Para melhores resultados, mantenha a freqüência cardíaca em torno de 70% da sua freqüência cardíaca máxima (que é a diferença entre 220 e a sua idade). Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias.
CORRIDA - Excelente exercício para quem apresenta aptidões para ela. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar as gorduras. Se não executada adequadamente, se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo, pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.
BICICLETA/CICLISMO - O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha. Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna onde a posição e os movimentos são prejudiciais. Você pode obter melhores resultados andando em terrenos com subidas ou ajustando a bicicleta ergométrica para simular subidas. Uma hora de ciclismo queima aproximadamente 530 calorias.
FRESCOBOL - É um bom exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como os braços, ombros e tronco. Para obter melhores resultados, escolha um parceiro com o mesmo nível técnico. Em condições competitivas, uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.
NATAÇÃO - A natação é um excelente tipo de exercício. Não é o mais completo como é propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas se for executado como único esporte, não atinge os seus melhores benefícios como saúde e queima calórica. È necessário acrescentar outro tipo de modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho. Tendo em vista que não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Cuidados com problemas lombares e de ombros devem ser tomados. Não praticar sem orientação de bons profissionais. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.
BASQUETE - O basquete é um bom exercício cardiovascular que também exige força nos ombros e coxas. O risco de lesões é semelhante ao de outros esportes de contato, incluindo o entorse de tornozelo e outras condições relacionadas a colisões com outros jogadores. O jogo um-contra-um oferece a possibilidade de queimar mais calorias, tendo em vista que você está sempre ativo. Em uma hora de basquete, são queimadas cerca de 600 calorias. FUTEBOL - Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe um risco elevado de lesões, mas com o uso de materiais de proteção a atividade pode ser segura. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.
MUSCULAÇÃO - O exercício com pesos é a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Hoje, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade. Sua prática correta e orientada por profissional competente traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias.
Exercícios no trabalho
(Fonte:www.sitemedico.com.br)
Apesar do apelo constante da comunidade médica, algumas pessoas não conseguem incluir atividade física diária em sua rotina. Como a desculpa desses sedentários quase sempre é a falta de tempo, que tal exercitar-se por apenas dez minutos no próprio ambiente de trabalho?
A ginástica laboral tem justamente esse fim. Além de prevenir uma série de doenças em funcionários que fazem movimentos repetitivos no desenvolvimento do seu trabalho, ela pode aliviar o estresse, proporcionar aumento da consciência corporal e reeducar o corpo em relação à postura. Os exercícios são chamados de preparatórios e representam um mistura de movimentos de alongamento e aquecimento.
Tais exercícios devem ser feitos antes de o trabalho começar. Os iniciais são importantes porque promovem lubrificação articular e aquecimento dos principais grupos musculares. Eles dão o pique para começar o dia. Vale lembrar que existem três tipos de exercícios na ginástica laboral: os preparatórios (antes de começar a trabalhar), os compensatórios (no meio do expediente) e os de relaxamento (no final do dia). Todos mesclam os mesmos movimentos com intensidades diferentes. O tempo para realizar os exercícios é curto, apenas dez minutos, mas segundo o médico fisiologista Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp, eles são suficientes para causar bons efeitos. "Além de prevenir as lesões causadas por esforços repetitivos, essa ginástica é uma porta de entrada para que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de exercitar-se", complementa.
Outra vantagem desse tipo de exercício, de acordo com o fisiologista Paulo Zogaib, do hospital Sírio Libanês, é que quem trabalha em escritório o dia inteiro costuma ter uma concentração muscular acentuada. "O alongamento promovido por esse tipo de exercício faz o músculo relaxar e voltar ao normal. Essa postura de contração é que gera os processos inflamatórios. Sem esse tipo de exercício, o problema torna-se crônico", esclarece.
A ginástica laboral também aumenta a flexibilidade, um quesito onde os homens perdem das mulheres. Devido aos hormônios femininos?, as mulheres são mais elásticas. Um motivo a mais para os homens se levantarem da cadeira e enfrentarem a série abaixo.
Cada movimento deve ser feito por dois minutos. E lembre-se: os joelhos devem estar sempre flexionados para evitar sobrecargas. Caso tenha algum problema específico ou dores constantes nas articulações, costas, ombros, pescoço ou pernas, não faça os movimentos sem aconselhamento médico.
Despertar
Eleve os braços para cima e dê uma boa espreguiçada, assim estará mobilizando músculos na região dorsal e peitoral ExercitarRealize movimentos horizontais com a cabeça para evitar dores na nuca no final do dia LubrificarEsfregue uma mão na outra como na foto para trabalhar a articulação do punho, assim evita-se inflamações no local Esticar
Esticar
Alongue o braço, colocando a palma da mão na parede e o corpo centralizado
Movimentar
Erga os joelhos flexionados, fazendo movimentos circulares
Alongar
Jogue os braços para baixo, em direção aos pés para aliviar a tensão na região lombar
Características principais de um exercício
(Fonte:www.sitemedico.com.br)
Sua seleção de exercícios deve ser feita baseada em três características principais: a intensidade, a duração e a freqüência.
O começo Mude seus hábitos gradualmente. Se você estiver inativo por 2 meses ou mais, comece de forma moderada. Se tiver mais de 40 anos, levar uma vida sedentária, tiver problemas de obesidade, diabetes ou for fumante; apresentar problemas de hipertensão ou histórico cardíaco na família, desordem nos rins, ou outro problema de saúde sério antes dos 50 anos de idade, consulte seu médico antes de começar qualquer atividade física.
A intensidade
A intensidade certa do exercício melhorará sua aptidão; por outro lado, seu treinamento não deve ser muito severo. Em geral, a própria intensidade do exercício exigirá que você alcance 50 a 80% da sua capacidade máxima de resistência. Para a maioria das pessoas, a média é de aproximadamente 70%. Medindo a sua pulsação, você pode determinar a intensidade de um determinado treinamento: quanto mais intenso seu exercício aeróbio for, maior seu batimento cardíaco. Cuidado para não ultrapassar seus limites. Para medir sua pulsação, proceda da seguinte forma: localize, na região do pescoço, o local exato para a medição; não pressione muito — você poderá obstruir o fluxo de sangue temporariamente. Conte seu pulso durante 10 segundos cronometrados. Multiplique esta contagem por seis, para obter o seu pulso. Em repouso, é provável que o pulso seja aproximadamente 70 batimentos por minuto para os homens e 80 para mulheres. Quando você se exercita, a pulsação pode dobrar; isto depende da idade e da intensidade de seu treinamento.
A freqüência
Exercite-se durante três dias não-consecutivos a cada semana. Exercitando-se com maior freqüência, você aumentará o condicionamento e perderá mais peso, se for o caso.
A duração
A duração dos exercícios deve ser de pelo menos 20 a 30 minutos; 45 a 60 minutos de exercício produzirão progresso mais rápido.
O relaxamento
Imediatamente após o exercício, deixe que sua pulsação volte ao normal.
O alongamento também é importante para que os músculos usados durante a atividade física mantenham sua flexibilidade, e para que não ocorram problemas de náuseas devido ao acúmulo de sangue nas pernas. Três a cinco minutos de relaxamento serão de grande valia à saúde.