Compare Produtos, Lojas e Preos

domingo, 26 de agosto de 2007

Prepare-se quando for correr

Prepare-se quando for correr

Os benefícios da corrida são ao mesmo tempo físicos e mentais. O seu sistema cardiovascular melhora do mesmo modo que seu estado de espírito. " O ser humano precisa apoiar-se em um siatema triangular: um lado fisíco, outro emocional e o terceiro é o social. Se qualquer um deles fraqueja, toda a estrutura desmorona" afirma o Doutor em Educação Física, José R. Garcia.Porém, para quem está a muito tempo sem praticar exercício, é preciso um treinamento adequado para dar início a esta atividade.

E ele começa estabelecendo uma rotina, que deve ser elaborada de acordo com a disponibilidade de horários de cada um.Vale lembrar que, se correr num dia de manhã, no seguinte ao meio dia e no outro de noite, não estará criando uma rotina.Para quem já encontra aí um desafio, deve estar ciente da melhoria que uma rotina de exercícios pode trazer a sua qualidade de vida. Portanto não perca tempo e disponibilize, nem que seja 30min, três vezes por semana do seu tempo para pensar única e exclusivamente em você.

Os especialistas recomendam correr em dias alternados, já que o descanso é tão importante para o corpo quanto o próprio exercício.O segundo passo é estabelecer um objetivo. Exemplo: quero correr 5Km em 1 hora. A especificidade do treinamento é indispensável para facilitar o desenvolvimento progressivo do atleta.A base sobre a qual vai edificar sua nova forma física se encontra em uma boa caminhada a passo ligeiro e ao ar livre. Alcance sua freqüência ideal e siga assim durante toda a primeira semana de treino. Alcance gradativamente o tempo objetivado.Se conseguiu cumprir seu guia, chegou o momento de começar a correr.

Para tanto, é de suma importância começar um treinamento constante e planificado de acordo com suas condições e seguir algumas regras de ouro do treinamento de atletismo:

1 — É importante praticar corridas em ritmo lento sobre distâncias progressivamente maiores.

2- Subidas de ladeiras entre 200 a 400 metros serão bem-vindas e ajudam a dar força as pernas.

3 — Obedeça seu coração, não seu relógio. Confie nos avisos de seu corpo.

4 — Os treinos de velocidade são importantes. A mudança de ritmo mostrará que você pode correr mais rápido. Faça um treino semanal de velocidade.

5 - É aconselhável alternar, pelo menos uma vez por semana, sua atividade principal com outra como ciclismo. Você se sentirá mais confortável.

6 — Expanda seus objetivos. Que tal uma maratona?

7- Quanto mais você corre, mais relaxado precisa estar.

8- Não esqueça do aquecimento. Qualquer corredor experiente sabe como é importante o aquecimento, a postura e o alongamento dos músculos.

Siga estes conselhos. Dê uma olhada nos arredores, escolha um itinerário e siga em frente.

Na praia ou na sua agência, cuide-se no verão
Na praia, de bermuda e chinelão, o verão é lindo e só traz alegrias.
Mas, de paletó e gravata, dentro de uma agência, o verão é um sufoco.


Nas duas situações, no entanto, os cuidados com a saúde têm de ser os mesmos para evitar que as altas temperaturas terminem acarretando problemas como desidratações, quedas bruscas de pressão, indisposições alimentares e infecções respiratórias.Ingerir dois litros de água por dia, em média, ainda é o mais indicado. A cerveja, preferida pelos brasileiros, tem o consumo aumentado nesta época do ano. Porém os médicos alertam: "O álcool interfere no hormônio anti-diurético, fazendo com que se perca, pela urina, até duas vezes o que a pessoa bebeu", explica Antonio Carlos Lopes, titular de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Segundo os médicos, um bom termômetro é olhar a cor da urina: se ela estiver escura, a pessoa pode estar em processo de desidratação. Outro efeito das altas temperaturas é a dilatação dos vasos sanguíneos. Para melhorar a transferência de calor em dias quentes, o sangue vai mais para a "periferia" do corpo, ajudando no resfriamento, o que pode resultar em queda da pressão.Pessoas com problemas de hipertensão devem ficar atentas, pois têm maior risco de passar mal com uma queda brusca de pressão. Às vezes é preciso fazer uma adaptação na prescrição do medicamento com o médico.

O cuidado com a pele também é fundamental, o filtro-solar não deve ser esquecido nem na sombra.

Para quem vai passar o verão na cidade, nem o ar-condicionado serve de alívio. Embora seja capaz de manter um ambiente na chamada temperatura de conforto — entre 23 e 26 graus centígrados —, a falta de manutenção do equipamento e as oscilações bruscas de temperatura transformam o aparelho em um perigo para saúde.

O aparelho retira o ar do ambiente, recolhe pêlos de animais, fios de carpetes, ácaros, e os lança de volta. É responsável ainda por mudanças bruscas na temperatura que modificam a circulação sanguínea, alteram as células do sistema de defesa e, por isso, deixam o organismo mais suscetível a infecções e as gripes incuravéis, afirma o professor Luiz Eugênio Mello, da Unifesp.

Vigie os filtros do aparelho de ar-condicionado eles devem ser trocados a cada três meses.

Porém, o sol não é só vilão. Disposição física e entusiasmo ganham outro brilho no verão. Todos sentem-se mais bonitos e alegres num dia ensolarado. O céu azul inspira o humor e convida a fazer exercícios ao ar livre. Então, este é o momento para ficar de olho na sua saúde e investir no bom-humor.

www.agecefrj.com.br
Site Médico

Nenhum comentário:

Anncio provido pelo BuscaP
 
Compare Produtos, Lojas e Preos